Mercado, Concorrência, Cliente.
ANALISE DE MERCADO E CONCORRENCIA
Segundo McKenna (1993) ”... tudo indica que a estratégia para o futuro precisa saber lidar com o mercado em mutação. Não significa previsões amplas e sofisticadas, ou abrangentes pesquisas de mercado. Significa que precisamos treinar mais o nosso processo de inovação de modo a explorar e nos adaptar às novas formas de abordar estratégias empresariais”. Significa também que precisamos desenvolver relações duradouras com nossos clientes e funcionários. Os novos consumidores não conhecem as antigas regras, os antigos conhecimentos, ou as antigas formas de fazer negócios.
Verifica-se que o aparecimento de novas tecnologias envolve a capacidade de adaptação, de programação e de custos; em seguida vem o marketing, que faz essas qualidades chegarem aos clientes.
Operacionalmente, isso significa, segundo Naver & Slaer (1990) e Kholi & Jaworslk (1990), que a empresa deve prover suas áreas de todas as informações sobre seus consumidores, suas necessidades, desejos e preferências. Com isso a empresa passa a conhecer quem são os clientes atuais e quais poderão ser os clientes potenciais, onde estão, quais as suas necessidades atuais e futuras e como eles percebem as suas necessidades atuais e quais são as do futuro. As informações sobre os consumidores serão disseminadas por toda a empresa, que será receptiva e responderá a essas necessidades.
O CLIENTE
O cliente é da empresa, e antes disso ainda, é do mercado.
Cuidar bem e atender suas necessidades é básico para manter o relacionamento. Isso não significa conceder todos os descontos, focar somente em preços ou prazos atraentes para o cliente, fazer os “sacrifícios” para vender, se estas condições forem prejudiciais ao nosso negócio.
Cuidar bem e atender necessidades vai além... Um relacionamento franco, uma política comercial clara, questões como agilidade no atendimento, acerto nos prazos de entrega, informações precisas, respostas rápidas tanto com relação à questões comerciais como técnicas, competência no pós vendas (lembrando que um bom pós vendas é o primeiro passo para o próximo pedido), etc..
O cliente é de todos os envolvidos no processo: atendimento, vendas, faturamento, estoque, contabilidade, fiscal, todos os profissionais de todas as áreas devem conhecer sua importância na captação e manutenção de um cliente. A certeza de que um bom cliente a mais na empresa é bom para todos, um bom cliente a menos é um problema para todos. Cientes disso, as equipes trabalham sincronizadas para que o atendimento seja o melhor em todas as fases, mesmo naquelas que não são perceptíveis aos clientes no dia a dia. Mas todos os envolvidos estão lá, fazendo sua parte com competência para o melhor atendimento, e consequentemente para o bom resultado.
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