Vender bem, comprar bem, vender bem.


Primeiro vamos a alguns conceitos:


Negociação é uma prática utilizada para solucionar conflitos de naturezas diversas. Recorremos à negociação sempre que precisamos resolver questões pessoais, profissionais, políticas, comerciais, diplomáticas, institucionais, gerenciais, jurídicas, trabalhistas, etc.. Diante dessa grande variedade de contextos, existem muitas definições e formas diferentes de abordar o assunto. 

Um dos relatos que envolve a prática de negociação está descrito na história judaico-cristã de Esaú e Jacó, o qual ilustra aspectos fundamentais da negociação: o propósito, os interesses, a oportunidade, a persuasão, a troca e a ética. 

Comprador é toda pessoa que adquire um bem ou serviço mediante pagamento. Atende os vendedores fornecedores, negocia e realiza compras de bens e serviços, organizando, quando necessário, processos licitatórios entre fornecedores a fim de atender às necessidades da organização em que atua. 

Vendedor é um profissional da área de vendas responsável pelo atendimento ao cliente para troca de um produto ou serviço por um determinado valor. 
Estipula prazos e condições de pagamento e fornecem desconto nos preços, quando isso é pertinente à negociação. Planeja atividades de vendas e define itinerários. Prepara o transporte das mercadorias vendidas, visita clientes, faz levantamento de preços e negocia preços e condições. 
Também é conhecido como "profissional de vendas".


Vender bem, comprar bem, vender bem.

Uma venda bem trabalhada precisa estar dentro da política comercial da empresa vendedora, precisa mostrar rentabilidade, precisa deixar excelente impressão para o cliente e com isso já dar o primeiro passo para a próxima negociação.
Também é necessário  que esteja de acordo com as expectativas comerciais do comprador, especialmente se este estiver adquirindo produtos para revenda. Nesse caso, o produto agora comprado logo se tornará produto à ser vendido, e a empresa que agora está comprando, logo precisará também lembrar que, repetindo o conceito anterior, “Uma venda bem trabalhada precisa estar dentro da política comercial da empresa vendedora, precisa mostrar rentabilidade, precisa deixar excelente impressão para o cliente e com isso já dar o primeiro passo para a próxima negociação”.
Observe-se que fazer um bom atendimento ao cliente, não necessariamente se reflete em uma venda bem sucedida. 
Existe diferença entre atender e vender:
Atender é passar informações que podem, inclusive, gerar dúvidas.
Vender é proporcionar soluções que tragam a satisfação.

Por outro lado, uma compra bem realizada dará as melhores condições para que o produto comprado possa ser vendido em uma negociação rentável, com lucro, dentro da política comercial da empresa.

Sempre é bom lembrar que “o lucro é a única forma de perpetuar o negócio”. Independente de se estar comprando ou vendendo, o objetivo final deve ser a melhor negociação possível, para ambas as partes, à fim de que todas as negociações sejam realizadas atendendo às expectativas de quem compra e quem vende, e com isso proporcionar a rentabilidade necessária para a manutenção do negócio.
Toda minha vida profissional está relacionada a comercialização, na maior parte diretamente a venda, e em alguns casos como comprador também.


Costumo dizer que seria muito bom se todo vendedor um dia tivesse oportunidade de ser comprador, e todo comprador tivesse a chance de estar no lugar do vendedor. Isso facilitaria bastante o entendimento das expectativas e necessidades de ambos e só facilitaria as negociações pelo fato da vivência de um na realidade do outro. 
Empatia.

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